Pontos que brilham

Na semana passada participei da cerimônia que divulgou os vencedores do 10a edição do Prêmio Itaú-Unicef, que busca valorizar trabalhos de ONGs (Organizações Não Governamentais) que atuam em parceria com escolas públicas. Neste ano, o grande prêmio foi para o Programa Virando o Jogo, da Fundação Gol de Letra, entidade que apresenta uma proposta consistente e comprometida com crianças e adolescentes de áreas de alta vulnerabilidade social.

Parabenizar a Fundação Gol de Letra e seu idealizador, o ex-jogador de futebol Raí, é também parabenizar todos os demais 32 finalistas nacionais que, no lugar da sociedade civil, na maioria das vezes no anonimato, contribuem para a construção de uma educação integral no país.

São milhares de pessoas que acreditam na possibilidade de construir um país mais justo e mais cidadão por meio do trabalho com educação em territórios vulneráveis, nas mais distantes regiões brasileiras, e também na dura realidade das periferias das nossas grandes cidades. Acreditam na força de ações socioeducativas e no direito à educação integral como instrumentos para implementar ações que contribuem para uma maior equidade social.

Essas organizações atuam em territórios que registram altos índices de violência e, com seu trabalho, impõem uma resistência ao tráfico de drogas e ao crime organizado. Buscam dar dignidade a essas comunidades, reconhecendo e dando visibilidade aos seus habitantes de modo que todos possam se orgulhar do lugar onde moram.

Por trás de cada ação, de cada projeto, de cada relato, encontramos um mundo de possibilidades e de novas oportunidades para milhares de crianças e adolescentes que participam do trabalho desenvolvido por essas ONGs.

São essas organizações que se constituem em pontos dispersos quando as localizamos no mapa do Brasil, mas que brilham e atraem renovadas crenças e esperanças de que um Brasil melhor é possível. Só depende cada um de nós!

01 Comentário para “Pontos que brilham”

  1. Nilce Gil disse:

    Parabéns Da. Maria Alice, sintetizou muito bem o papel das ongs e nossa crença em seus trabalhos.

Deixe um comentário

0 WordPress | Find Cheap Phones at Bestincellphones.com. | Find the Best CD Rates online, Free Cell Phone Deals and Fat burning Furnace Review